terça-feira, 16 de junho de 2015

Bolinhos de Canela na CC

Trago-vos uma receita daquelas que fazem em menos de uma hora. É daquele tipo de receitas que sai sempre bem e que impressiona aquelas visitas de última hora.

São muito populares no "mundo" dos robots de cozinha e têm algumas variações mas vou dar-vos a receita base.

Ingredientes:
130g de manteiga
1 ovo
100g de açúcar
300g de farinha
raspa de meio limão
canela em pó
(adicionei um pouco de gengibre)

Preparação:
Comecem por pré aquecer o forno a 180º.
Em seguida, coloquem todos os ingredientes no copo com o acessório de amassar e programem vel. 8, 30 segundos.
Vão obter uma massa fácil de manusear. Façam bolinhas e mergulhem-nas na canela tendo o cuidado de as envolver bem (misturei um pouco de açúcar na canela para mergulhar as bolas).
Coloquem numa forma com papel vegetar e, com uma colher, calquem um pouco para que fiquem ligeiramente achatadas. Em seguida, levem ao forno durante 10 a 15 minutos.



Rápido, não? :) Deliciem-se!
(esta é uma receita retirada do site http://www.mundodereceitasbimby.com.pt e adaptada à CC)

Pão de ló com ananás caramelizado na CC

A receita que vos trago hoje é assim...muito docinha!
Adoro pão de ló e gosto ainda mais de fazer experiências com este bolo. Esta receita foi uma delas e correu muito bem.

Como vos prometi no início, é mais uma receita simples, deliciosa e com a ajuda da nossa amiga CC da moulinex (http://www.cuisinecompanion.moulinex.pt) - devo dizer-vos que passo a publicidade e que não tenho qualquer tipo de ganho mas quero ajudar-vos a trabalhar melhor com a ajuda que adquiriram.

Espero mais tarde trazer-vos receitas de pratos principais, entradas e tudo mais também com a ajuda da CC mas nesta época do ano cozinho muito pouco ou nada em casa porque o trabalho não me permite sequer almoçar ou jantar em casa.

Mas vamos ao bolo!

Ingredientes para o pão de ló:
6 ovos
Peso dos ovos em açúcar (+/- 350g mas fiquei-me pelas 250)
Metade do peso dos ovos em farinha (+/- 175g)
1 colher de chá de fermelho
Raspa de limão (opcional)

Preparação:
Pré aqueçam o forno a 160º.
Separem as gemas das claras e comecem por bater as claras em castelo. Coloquem-nas no copo da CC e programem Vel. 7, 3 minutos com o acessório batedorsem o copo medidor de vapor.
Retirem com a espatula as gemas do copo e reservem. Batam os ovos com o açúcar com a mesma programação e acessório das claras.


Adicionem as claras já em castelo ao preparado e programem vel. 3, 3 minutos com o acessório batedor novamente. Verifiquem se está bem misturado e retirem para uma taça. Adicionem a farinha aos poucos e misturem cuidadosamente com uma vara de arames (o pão de ló é conhecido por ser um bolo muito delicado e como tal a sua preparação também o é. Bater muito quando se adiciona a farinha poderá alterar a consistência do bolo).

Deitem numa forma sem buraco bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e levem ao forno por aproximadamente 25 minutos (o tempo de cozedura varia um pouco de forno para forno pelo que podem ir experimentando espetar para ver se já está cozido.)


Enquanto o bolo coze vamos preparar o recheio: Natas batidas e ananás caramelizado.

Ingredientes para o recheio:
200ml de Natas (35% gordura)
80g de açúcar em pó
6 rodelas de ananás fresco ou de lata
100g de açúcar

Se não tiverem açúcar em pó em casa podem pulverizá-lo com a CC:
Depois de lavarem e secarem bem o copo da CC coloquem o açúcar com a lâmina ultrabladee programem vel. 12, 6 minutos. (Coloquem um mínimo de 150g para que o resultado seja o desejado. Podem adicionar ao açúcar duas colheres de sopa de maizena caso a tenham em casa. Para esta receita não precisam das 150g de açúcar mas podem guardar e utilizar numa outra ocasião ou até mesmo para caramelizar o ananás.)

Já com o copo limpo e seco coloquem as natas e as 80g de açúcar em pó com o acessório batedor e programem  vel.6, 2 minutos (o tempo vai depender das natas que utilizarem e da temperatura a que estas estiverem. Tenham atenção porque se baterem demais vão ficar em manteiga.)
Retirem as natas batidas e reservem no frigorifico até à hora de rechear.


Num prato disponham as rodelas de ananás e passem-no pelo açúcar como se estivessem a panar. Aqueçam uma frigideira e coloquem o ananás. À medida que o açúcar for caramelizando vão adicionando o restante, aos poucos. Retirem e reservem.


Vamos tirar o bolo do forno!
Cortem-no ao meio, façam furinhos com um palito e deixem arrefecer um pouco.

Entrentanto façam uma calda de açúcar:
100ml de água
200g de açúcar (não precisam por tanto mas é a receita base - 1 de água para 2 de açúcar)
Coloquem numa pequena caçarola e deixem durante uns minutos até fervilhar um pouco.

Reguem as duas partes do bolo com esta calda (é opcional mas vai dar-vos um pão de ló húmido maravilhoso).

Cortem então o ananás em pedaços e disponham sobre o bolo. Com uma espátula, espalhem em seguida as natas e coloquem a outra metade por cima.

Por cima polvilhem apenas com um pouco de açúcar em pó pois já é um bolo bem docinho para levar coberturas (mas os mais gulosos estão à vontade :D)



Aí têm o vosso bolo, é muito bom não é? Espero que gostem e até já! :)

terça-feira, 9 de junho de 2015

Tarte Tatin de Maçã

Parece que só vos trago gordices mas não, só vos trago é coisinhas deliciosas que podem assim, secalhar, aumentar as vossas curvas da felicidade. :)

Hoje é a vez da Tarte Tatin. A primeira vez que ouvi falar nesta tarte foi num dos programas do Masterchef de Austrália e fiquei assim mortinha por experimentar até porque não estava muito convencida de que ficasse realmente boa, ou não fosse esta uma tarde em que a preparação inicial se faz numa frigideira com apenas quatro ingredientes.

Esta receita não utiliza a nossa amiga CC mas se a quisermos acompanhar com um bom gelado, já vamos buscar a nossa amiga.

Vou deixar-me de conversas e passar-vos a receita desta maravilha.


Ingredientes:
80g de manteiga
120g de açúcar
3 maçãs (tenham atenção à escolha das maças, não convém que se desfaçam muito. Utilizo Pink Lady e resulta bem)
1 embalagem de massa folhada
1 colher de chá de canela (opcional)

Preparação:
1. Pré aqueçam o forno a 180º, descasquem e cortem as maçãs.

2. Numa frigideira coloquem  (sem aquecer a frigideira) a manteiga fria e espalhem por toda a superficie.

3. Coloquem o açúcar por cima da manteiga e em seguida os quartos de maçã que vão polvilhar com a canela (a canela é opcional).



4. Por cima da maçã, coloquem a massa folhada e pressionem dos lados contra a maçã como se estivessem a fazer o processo normal de forrar uma tarteira.

5. Liguem o lume e, sem mexer, deixem que a manteiga e o açúcar comecem a caramelizar.
Coloquem no forno em seguida (na frigideira) e deixem cozer 20/25 minutos. Verifiquem a cor da massa folhada, quando estiver bem dourada podem retirar.
Desenformem para um prato de bolo.

Aí têm a vossa Tarte Tatin, bom apetite. :)



Dicas para esta receita:
- Esta tarte dá para 4/6 pessoas. Se quiserem uma tarte maior aumentem um pouco as quantidades.
- Começem a colocar as maçãs no centro da frigideira e vão colocando em forma de flor ou caracol.
- Podem servir com um gelado de nata, baunilha ou qualquer outro sabor a gosto.
- Podem fazer esta receita com pêra, pêssego, manga ou qualquer outra fruta a vosso gosto.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Panna Cotta de Frutos Vermelhos

Ah Panna Cotta, como eu gosto de ti! Numa das minhas visitas a um restaurante italiano (vou sempre lá parar!) conheci a panna cotta e foi amor à primeira vista. Desde esse dia já comi em tantos lugares que lhe perdi a conta.

A primeira vez que fiz panna cotta foi para um jantar de família. Todos, sem excepção, lhe torceram o nariz mas claro que os obriguei a experimentar! Bem, queria ter um vídeo desse dia para vos mostrar a rapidez com que as devoraram.

A partir daí acho que não houve um jantar que não me pedissem para fazê-la. Agora partilho convosco, mais uma receita das 1500 que provavelmente encontram.

É uma receita muito fácil, que fica sempre bem e que faz um brilharete porque, como sabem, podem fazer as mais variadas coberturas, desde os frutos vermelhos ao kiwi, manga, café, chocolate (...)!

É claro que vou partilhar convosco a receita com a ajuda da minha amiguinha CC!
                          
 Vamos a isto?!

Ingredientes:
200ml de natas
200ml de leite
100g de açúcar
1 vagem de baunilha (podem também utilizar aroma de baunilha líquido, nesse caso coloquem 1 colher de sobremesa)
6 folhas de gelatina

Preparação:
Coloquem a gelatina a demolhar em água fria.
Todos os outros ingredientes vão para o copo da CC com o acessório batedor. Programem 7 minutos, vel. 5 a 85º. Quando faltar um minuto parem e coloquem a gelatina. Terminem o programa e vertam o preparado para ramequins, taças individuais ou uma forma grande.

Vai ao frio algumas horas, preferencialmente 12 horas mas se tiverem com pressa umas 3/4h serão suficientes, desde que a panna cotta ja esteja completamente solidificada.

A cobertura podem fazer a vosso gosto e com a fruta que desejarem mas vou deixar aqui a que fiz para este dia:

150g de frutos vermelhos
50g de açúcar
3 colheres de sopa de água

Coloquem tudo no copo com o acessório misturador e programem 10 minutos, vel.4 a 90º.

Bom apetite!

Dicas para esta sobremesa:
A panna cotta é servida das mais diversas formas mas servir a panna cotta desenformada requer um pouco mais de paciência se fizer muitas. A forma mais fácil de as desenformar é colocar a taça ou ramequim em água quente uns segundos e passar com uma faca em volta das laterais. A água quente vai derreter um pouco a panna cotta e vai permitir-vos desenformar sem que nenhum desastre aconteça.

Para que o brilharete seja ainda maior na hora de servir decorem com algumas folhas de hortelã (eu não tinha neste dia).


Ps.: Prometo que vou começar a trazer-vos melhores fotografias.



quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cheesecake de Morango

Trago-vos uma das minhas sobremesas preferidas: Cheesecake de Morango!
Esta sobremesa remete-me para a minha infância, quando a tentava fazer com a minha avó. E com tentava quero mesmo dizer: era sempre um fiasco! Como nunca a conseguíamos retirar da forma, lá ia ele para a mesa com o aro amovível e tudo! Não sei bem o que se passava mas acho que as formas da minha avó se tinham esquecido da parte "amovível" porque o aro nunca saía!
Agora corre sempre bem e estou sempre a variar as coberturas. Depois vou-vos mostrando os outros.

Base
Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
100g de manteiga

Preparação:
Coloque as bolachas no copo da CC com a lâmina de triturar  e programe 2 minutos velocidade 10. Verifique se a bolacha já está bem triturada e coloque a manteiga. Programe 2 minutos velocidade 6 a 40°. Em seguida coloque o aro de uma forma com fundo amovível num prato completamente raso e deite a mistura. Calque bem com uma colher de forma a preencher todo o fundo e a ficar com uma camada uniforme. Leve ao frigorífico até que esteja bem durinha.

Creme
Ingredientes:
200g de queijo creme (tipo philadelphia)
1 lata de leite condensado
400ml de natas para bater
4 colheres de sopa de açúcar
8 folhas de gelatina

Preparação:
Em primeiro lugar demolhe as folhas de gelatina: coloque-as num recipiente com água e deixe durante 5 minutos.
Coloque as natas  e o açucar no copo com o acessório batedor  e sem a tampa reguladora de vapor e programe 2 minutos vel. 6. Vá verificando as natas para que nao fiquem em manteiga. Isto porque utilizamos sempre marcas diferentes e o tempo que elas demoram a bater também é relativamente diferente. 
Em seguida retire as natas para um recipiente e coloque no copo o leite condensado e o queijo, com o acessório batedor e programe 2 minutos, vel. 7.
Escorra a gelatina, coloque numa tacinha pequena e leve ao microondas cerca de 30 segundos. Quando retirar a gelatina deverá estar liquida. Junte rapidamente à mistura do queijo com o leite condensado e programe 1 minuto, vel 7.
(Se preferir também pode aquecer cerca de 50ml de leite e misturar a gelatina já demolhada e só depois incluir na mistura.)
Junte então as natas batidas à mistura que já está no copo e programe mais 1 minuto vel.4 para obter uma mistura homogénea.
Deite este creme sobre a base de bolacha e leve ao frio algumas horas. (Se tiver tempo deixe de uma noite para outra.)

Cobertura
Ingredientes:
500g de morangos
150g de açúcar
2 colheres de sopa de água
Raspa de limão

Preparação:
Depois de lavar e secar o copo coloque os ingredientes para a cobertura com o acessório triturador e programe 10 minutos, vel.3, temp. 90º. No final do tempo programe mais 2 minutos, vel 6.
Se preferir que a cobertura tenha pedaços, retire no final dos 10 minutos e coloque por cima do cheesecake.


Bom apetite! :)


Dicas para esta receita: 
As natas devem estar bem frias e ter 35% de matéria gorda. 
Se bater primeiro as natas como indiquei não necessita de lavar o copo e ganha tempo na receita. 



terça-feira, 2 de junho de 2015

Pêras bebedas

Esta foi uma das minhas últimas sobremesas com a ajuda da CC. O meu namorado adora e agora é tão mais fácil fazer! 



Ingredientes:
4 pêras (somos só dois cá em casa, não utilizo grandes quantidades mas pode fazer com quantas quiser)
350ml de vinho tinto
100 ml de vinho do porto
150g de açúcar
2 paus de canela
Raspa de meio limão 
Raspa de meia laranja
1 colher de chá de baunilha 

Comece por preparar as pêras: tire a casca e corte um pouco em baixo para criar uma base. Coloque todos os ingredientes no copo da CC à excepção das pêras que vai colocar no cesto. 
Coloque o acessorio misturador e programe 5 minutos, vel.5, 100°. Depois disso seleccione o programa de cozer a vapor  durante 30 minutos. Em seguida coloque as pêras no copo e programe mais 5 minutos a 125° vel.3. Estão prontas! 

Dica: para quem gosta de um molho mais cremoso (como eu), basta retirar as pêras para uma taça e colocar o molho numa caçarola para que reduza um pouco. Regue as pêras em seguida et voilá! 

Boa sobremesa :)