A receita que vos trago hoje é assim...muito docinha!
Adoro pão de ló e gosto ainda mais de fazer experiências com este bolo. Esta receita foi uma delas e correu muito bem.
Como vos prometi no início, é mais uma receita simples, deliciosa e com a ajuda da nossa amiga CC da moulinex (http://www.cuisinecompanion.moulinex.pt) - devo dizer-vos que passo a publicidade e que não tenho qualquer tipo de ganho mas quero ajudar-vos a trabalhar melhor com a ajuda que adquiriram.
Espero mais tarde trazer-vos receitas de pratos principais, entradas e tudo mais também com a ajuda da CC mas nesta época do ano cozinho muito pouco ou nada em casa porque o trabalho não me permite sequer almoçar ou jantar em casa.
Mas vamos ao bolo!
Ingredientes para o pão de ló:
6 ovos
Peso dos ovos em açúcar (+/- 350g mas fiquei-me pelas 250)
Metade do peso dos ovos em farinha (+/- 175g)
1 colher de chá de fermelho
Raspa de limão (opcional)
Preparação:
Pré aqueçam o forno a 160º.
Separem as gemas das claras e comecem por bater as claras em castelo. Coloquem-nas no copo da CC e programem Vel. 7, 3 minutos com o acessório batedor

sem o copo medidor de vapor.
Retirem com a espatula as gemas do copo e reservem. Batam os ovos com o açúcar com a mesma programação e acessório das claras.
Adicionem as claras já em castelo ao preparado e programem vel. 3, 3 minutos com o acessório batedor novamente. Verifiquem se está bem misturado e retirem para uma taça. Adicionem a farinha aos poucos e misturem cuidadosamente com uma vara de arames
(o pão de ló é conhecido por ser um bolo muito delicado e como tal a sua preparação também o é. Bater muito quando se adiciona a farinha poderá alterar a consistência do bolo).
Deitem numa forma sem buraco bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e levem ao forno por aproximadamente 25 minutos
(o tempo de cozedura varia um pouco de forno para forno pelo que podem ir experimentando espetar para ver se já está cozido.)
Enquanto o bolo coze vamos preparar o
recheio:
Natas batidas e ananás caramelizado.
Ingredientes para o recheio:
200ml de Natas (35% gordura)
80g de açúcar em pó
6 rodelas de ananás fresco ou de lata
100g de açúcar
Se não tiverem açúcar em pó em casa podem pulverizá-lo com a CC:
Depois de lavarem e secarem bem o copo da CC coloquem o açúcar com a lâmina ultrablade
e programem vel. 12, 6 minutos. (Coloquem um mínimo de 150g para que o resultado seja o desejado. Podem adicionar ao açúcar duas colheres de sopa de maizena caso a tenham em casa. Para esta receita não precisam das 150g de açúcar mas podem guardar e utilizar numa outra ocasião ou até mesmo para caramelizar o ananás.)
Já com o copo limpo e seco coloquem as natas e as 80g de açúcar em pó com o acessório batedor e programem vel.6, 2 minutos
(o tempo vai depender das natas que utilizarem e da temperatura a que estas estiverem. Tenham atenção porque se baterem demais vão ficar em manteiga.)
Retirem as natas batidas e reservem no frigorifico até à hora de rechear.
Num prato disponham as rodelas de ananás e passem-no pelo açúcar como se estivessem a panar. Aqueçam uma frigideira e coloquem o ananás. À medida que o açúcar for caramelizando vão adicionando o restante, aos poucos. Retirem e reservem.
Vamos tirar o bolo do forno!
Cortem-no ao meio, façam furinhos com um palito e deixem arrefecer um pouco.
Entrentanto façam uma calda de açúcar:
100ml de água
200g de açúcar
(não precisam por tanto mas é a receita base - 1 de água para 2 de açúcar)
Coloquem numa pequena caçarola e deixem durante uns minutos até fervilhar um pouco.
Reguem as duas partes do bolo com esta calda
(é opcional mas vai dar-vos um pão de ló húmido maravilhoso).
Cortem então o ananás em pedaços e disponham sobre o bolo. Com uma espátula, espalhem em seguida as natas e coloquem a outra metade por cima.
Por cima polvilhem apenas com um pouco de açúcar em pó pois já é um bolo bem docinho para levar coberturas (mas os mais gulosos estão à vontade :D)
Aí têm o vosso bolo, é muito bom não é? Espero que gostem e até já! :)