sexta-feira, 5 de junho de 2015

Panna Cotta de Frutos Vermelhos

Ah Panna Cotta, como eu gosto de ti! Numa das minhas visitas a um restaurante italiano (vou sempre lá parar!) conheci a panna cotta e foi amor à primeira vista. Desde esse dia já comi em tantos lugares que lhe perdi a conta.

A primeira vez que fiz panna cotta foi para um jantar de família. Todos, sem excepção, lhe torceram o nariz mas claro que os obriguei a experimentar! Bem, queria ter um vídeo desse dia para vos mostrar a rapidez com que as devoraram.

A partir daí acho que não houve um jantar que não me pedissem para fazê-la. Agora partilho convosco, mais uma receita das 1500 que provavelmente encontram.

É uma receita muito fácil, que fica sempre bem e que faz um brilharete porque, como sabem, podem fazer as mais variadas coberturas, desde os frutos vermelhos ao kiwi, manga, café, chocolate (...)!

É claro que vou partilhar convosco a receita com a ajuda da minha amiguinha CC!
                          
 Vamos a isto?!

Ingredientes:
200ml de natas
200ml de leite
100g de açúcar
1 vagem de baunilha (podem também utilizar aroma de baunilha líquido, nesse caso coloquem 1 colher de sobremesa)
6 folhas de gelatina

Preparação:
Coloquem a gelatina a demolhar em água fria.
Todos os outros ingredientes vão para o copo da CC com o acessório batedor. Programem 7 minutos, vel. 5 a 85º. Quando faltar um minuto parem e coloquem a gelatina. Terminem o programa e vertam o preparado para ramequins, taças individuais ou uma forma grande.

Vai ao frio algumas horas, preferencialmente 12 horas mas se tiverem com pressa umas 3/4h serão suficientes, desde que a panna cotta ja esteja completamente solidificada.

A cobertura podem fazer a vosso gosto e com a fruta que desejarem mas vou deixar aqui a que fiz para este dia:

150g de frutos vermelhos
50g de açúcar
3 colheres de sopa de água

Coloquem tudo no copo com o acessório misturador e programem 10 minutos, vel.4 a 90º.

Bom apetite!

Dicas para esta sobremesa:
A panna cotta é servida das mais diversas formas mas servir a panna cotta desenformada requer um pouco mais de paciência se fizer muitas. A forma mais fácil de as desenformar é colocar a taça ou ramequim em água quente uns segundos e passar com uma faca em volta das laterais. A água quente vai derreter um pouco a panna cotta e vai permitir-vos desenformar sem que nenhum desastre aconteça.

Para que o brilharete seja ainda maior na hora de servir decorem com algumas folhas de hortelã (eu não tinha neste dia).


Ps.: Prometo que vou começar a trazer-vos melhores fotografias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário