É uma receita italiana, na sua origem feita com várias camadas de pão de ló que vêm sendo substituidas pelos palitos de champanhe.
Existem inúmeras receitas desta sobremesa, umas mais tradicionais outras mais originais mas acredito que todas deliciosas. Este é uma variação leve, é feito segundo a receita original mas com um toque subtil das natas de baunilha.Quis experimentar esse novo produto da Parmalat
Ingredientes:
5 gemas
4 colheres de sopa de açúcar
500g mascarpone
1 cálice de amaretto (podem também utilizar marsala ou brandy ou até licor tiramisù)
Palitos de champagne (a quantidade vai depender do tamanho e do número de camadas do vosso tiramisù)
Café forte (cerca de 0.50l)
Cacau em pó q.b.
400ml natas Sabor Baunilha
1 colhger de sopa de açúcar
Preparação:
Comecem por preparar o café para que vá arrefecendo enquanto fazem o creme. Juntem-lhe o amaretto e reservem.
No copo da CC, coloquem as natas e a colher de sopa de açúcar (relembro que, embora estas natas tenham 35% de gordura e sejam relativamente fáceis de bater, devem estar bem frias) com o acessório batedor
e programem vel. 6, 3 minutos. Retirem as natas agora batidas e reservem.Para o próximo passo não é necessário lavar o copo, coloquem as gemas e as 4 colheres de açúcar ainda com o acessório batedor e programem vel. 7, 3 minutos. Em seguida juntem o mascarpone e programem vel. 3, 3 minutos. O vosso creme está pronto!
Agora, num recipiente ao vosso critério comecem por colocar uma camada de natas, bem fina, só mesmo para cobrir o fundo. Em seguida, molhem os palitos e disponham no fundo até estar bem coberto, cubram com uma camada do creme de mascarpone e com uma camada das natas batidas e polvilhem com cacau em pó.
Repitam este procedimento conforme o número de camadas que pretendem, sendo que devem finalizar com uma camada de creme e uma de natas polvilhadas com o cacau. A decoração final fica ao vosso critério :).
Levem ao frigorifico uma a duas horas e está pronto a servir. (Podem deixar no frio mais tempo e até de um dia par o outro, uma a duas horas é apenas o tempo de estar pronto a devorar :D )
Prontinho? Agora provem! Bom não é? :)
Até à próxima receita com a CC!
(Para o caso de ainda não terem visto as natas com sabor baunilha, deixo aqui a imagem.)
Dica: Para aproveitarem as claras podem optar por várias opções: congelar, mini pavlovas, suspiros, gerlados (...). Em breve partilho convosco as mini pavlovas :).








Nenhum comentário:
Postar um comentário